Dietas sem gluten: você deve seguir?

Conheça um pouco mais sobre os prós e contras.

[Dietas sem gluten: você deve seguir?]

FOTO: Aline Ponce por Pixabay

O glúten é a parte proteica do grão de trigo, centeio e cevada que conferem à farinha, viscoelasticidade suficiente para que se transformem em pão. O glúten não é uma proteína isolada, ou seja, é uma mistura de várias proteínas – as gliadinas e as gluteninas – destas, são as gliadinas que constituem o componente que desencadeia a doença nos indivíduos geneticamente predispostos. As principais fontes de glúten são os alimentos à base de trigo (farelo de trigo, farinha de trigo, espelta), cevada, centeio, malte e levedura de cerveja. No entanto existe alguns alimentos que podem conter glúten nos seus ingredientes.

As dietas isentas de glúten destinam-se essencialmente às pessoas diagnosticadas com Doença Celíaca (doença auto-imune do intestino causada pela permanente sensibilidade ao glúten). No entanto, o diagnóstico desta doença não é fácil. Pode causar muitas manifestações habituais como diarreia, vômitos, dor abdominal, contispação e falta de apetite. Desta forma, a isenção total ou parcial do glúten na dieta, pode melhorar os sintomas das pessoas que manifestam estes mesmos sintomas e que não estão diagnosticadas com a doença celíaca, mas sim diagnosticadas com hipersensibilidade não-celíaca ao glúten, com Síndrome do Cólon Irritável ou em qualquer outra doença que envolva a mucosa intestinal.

Nestes casos, fazer uma dieta isenta de glúten pode ser um desafio. Mas existem várias alternativas tais como a quinoa, o arroz, a tapioca, milho, batatas, grão de bico, farinha de coco, farinha de amêndoas, entre outros. No que diz respeito à aveia existem algumas controvérsias.

Alguns estudos indicam que a aveia possui glúten, ainda que em menor grau, mas outros afirmam o contrário sugerindo que a sua ingestão é segura. Contudo, a aveia é frequentemente plantada nos mesmos terrenos e processada nas mesmas máquinas que outros cereais como o trigo ou o centeio, podendo ocorrer contaminação cruzada.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!