SMS intensifica oferta de testes rápidos para hepatites em Salvador

Somente esse ano, foram diagnosticados 160 novos casos de hepatites virais na capital baiana

[SMS intensifica oferta de testes rápidos para hepatites em Salvador ]

FOTO: Reprodução

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 400 milhões de pessoas podem estar infectadas com o vírus das hepatites B e C. Neste ano ,160 novos casos de hepatites virais foram diagnosticados em Salvador e, por conta disso, serão ofertados em 118 postos de saúde, testes rápidos para detectar o vírus.O objetivo da ação é incentivar o diagnóstico precoce e quebrar a cadeia de transmissão das doenças no município.
 
Essa e outras ações fazem parte do Julho Amarelo, campanha que celebra durante todo mês de julho o Dia Mundial de Luta contra a doença, celebrado no dia 28. Após a realização, os resultados saem em 30 minuto e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas. Os pacientes com o resultado positivo realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência integral ao portador do agravo, com atendimento médico e medicamentos para o tratamento.
 
"É super importante o diagnostico precoce ou natural de qualquer doença, principalmente a hepatite e suas diversas formas. Além da facilitação do tratamento e consequentemente da cura conseguimos evitar a morte devido a diversas complicações", afirma o enfermeiro Aloísio Santos. Além dos testes rápidos, os profissionais de saúde realizarão a sensibilização dos usuários dos serviços sobre a importância da vacinação e outras medidas de prevenção.
 
No dia 28 de julho, das 08 às 15 horas, uma grande ação promovida conjuntamente pela Prefeitura de Salvador, Sociedade Brasileira de Hepatologia, Grupo Vontade de Viver, dentre outros parceiros, disponibilizará exames gratuitos para detecção no Farol da Barra. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!