• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Maturidade, pertencimento, novos começos e rupturas vão marcar o ano de 2026, aponta astróloga

Maturidade, pertencimento, novos começos e rupturas vão marcar o ano de 2026, aponta astróloga

Ive Assmar adiantou ao Farol da Bahia que o próximo ano terá três trânsitos que ganharão força a partir de abril

Por Emilly Lima
Às

Maturidade, pertencimento, novos começos e rupturas vão marcar o ano de 2026, aponta astróloga

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O ano de 2026 chega com promessas de recomeços, mas também com cobranças mais claras sobre escolhas, responsabilidade e autenticidade. Em entrevista ao Farol da Bahia, a astróloga Ive Assmar, aponta que as movimentações planetárias do próximo ano estão voltadas para um processo de amadurecimento individual, em meio a transformações sociais intensas, impulsionadas por trânsitos que mexem com liderança, tecnologia, comunicação e pertencimento.

Segundo ela, o céu de 2026 exige mais foco e menos dispersão, principalmente diante de diversas oportunidades que podem surgir ao longo do caminho. “As movimentações planetárias de 2026 apontam para um lugar de amadurecimento a nível individual. Existem muitos movimentos a nível social, mas quando a gente fala do indivíduo, a gente está falando de um ano onde vai precisar olhar para o nosso ‘eu sou’, para nossa individualidade, nossa liderança, a gente precisa se comprometer mais com o que nós realmente queremos porque acontece que às vezes temos muitas ofertas de oportunidades, não somente oportunidade de viajar, curtir e sair, mas oportunidades profissionais, isso pode acontecer muito no ano”, afirma.

A astróloga explica que o período também favorece mudanças de percepção e quebra de crenças antigas, especialmente com planetas retrógrados atuando em signos de água, o que convida a revisões emocionais e escolhas mais conscientes. “Vamos precisar olhar para o que realmente nós queremos, aquele foco objetivo. Nós vamos entrar em um ano onde a gente vai precisar mudar um pouco nossos pensamentos, vai ser aquela coisa: mude seus pensamentos para mudar a sua vida, mudar a percepção, olhar para novos olhares, porque justamente é um ano de muita criatividade, oportunidades e de quebra de crenças”.

Ainda segundo Ive, essas movimentações planetárias também nos convidam para refletir a coragem, autonomia e amadurecimento para mirar no que realmente se deseja. "Mais responsabilidade com o seu futuro, com o que você deseja e o que você fala".  

Trânsitos astrológicos que merecem atenção em 2026

Entre os principais movimentos astrológicos, Assmar destaca três trânsitos que merecem atenção especial e que ganharão força a partir de abril de 2026: Saturno em Áries, Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário. Segundo ela, os primeiros meses do ano ainda vão funcionar como um período de ajuste energético.

“Existem três trânsitos astrológicos que merecem a nossa atenção para o próximo ano. E eles são Saturno em Áries, Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos. Isso ganha muito mais força a partir de abril. Nos três primeiros meses do ano ainda estaremos assentando a energia do último ano que nós vivemos, que foi o ano 9”, pontua.

Saturno em Áries vai trazer aprendizados ligados à responsabilidade, disciplina e liderança, exigindo maturidade antes da ação. “Saturno em Áries vai pedir muito esse lugar de responsabilidade das nossas próprias escolhas, a disciplina para a gente começar novos movimentos, aprender sobre quedas e recomeços também, a maturidade também nesse lugar de impulso. Calma, pensa, pausa e respira”, explica.

"Áries tem muita intensidade de ir, fazer, movimentar e só depois pedir desculpas. Tem gente que foge de ser líder, tem gente que foge de se posicionar, então, 2026 vai pedir amadurecimento para esse lugar ariano, de coragem, novos começos e a liderança", acrescentou. 

Já Urano em Gêmeos vai movimentar o campo das ideias, da comunicação e da tecnologia, com períodos de maior agitação ao longo do ano. “A energia de Urano em Gêmeos, que é um posicionamento muito forte, que chega chegando para falar assim: ‘Está na hora de mudar algumas percepções’. Isso vai impactar na tecnologia, vai impactar no meio de comunicação e vai impactar nas ideias. Serão muitas mudanças entre abril e o mês de setembro, vamos sentir muita turbulência e muita agitação para depois a calmaria vir e a gente começar a organizar a mente”.

Plutão em Aquário ampliará debates coletivos e provocae rupturas sociais. “Já Plutão em Aquário ganha muito mais força agora em 2026 e os temas que envolvem esse trânsito planetário são tecnologia, inteligência artificial, coletividade, nas formas de trabalho e rupturas sociais, que vão impactar muito mais na sociedade, do que o indivíduo de forma particular. Tem pessoas que vão sentir isso mais do que outras”, diz.

"Temos um movimento muito grande onde o universo está nos empurrando a viver em autenticidade aquilo que nós somos porque muitas vezes a gente não é o que nós somos para pertencer. É esperado um questionamento muito profundo sobre pertencimento", completou Assmar. 

Signo de Leão terá posicionamento mais próspero 

Quando o assunto são os signos mais favorecidos, Ive aponta Leão como o grande destaque do ano, especialmente a partir do segundo semestre. “O signo que vai ter um posicionamento mais próspero do ano é o de Leão. Então, pode ser que a pessoa tenha ascendente em Leão, tenha uma casa 10 Leão por causa da mandala astrológica, tenha o signo em Leão ou uma lua em Leão, com certeza algo vai ser muito mais intensificado para essa pessoa, seja com prosperidade, e abundância, visibilidade, reconhecimento, amor próprio e criatividade”, alerta.

Antes de Leão, quem terá essa visibilidade e poder será Câncer, entre janeiro a junho.

A astróloga também sinaliza para que a prosperidade venha acompanhada de consciência e prática do indivíduo. “Mas eu abro um parênteses: o que você anda fazendo para construir esse movimento de prosperidade e abundância? É algo para se pensar”.

Por outro lado, alguns signos devem viver momentos de maior introspecção e ajustes. “Áries, Leão e Sagitário serão bem impactados por esse Saturno em Áries. Já os signos de elemento água, que são Câncer, Peixe e Escorpião nos meses de março, junho, julho e novembro vão estar recebendo uma energia de introspecção, de ajuste e de revisão por causa dos planetas retrógados que vão estar neles”.

2026 será um ano acelerado, mas de muita iniciativa

Além da astrologia, a numerologia também reforça a energia de novos começos em 2026, que será regido pelo número 1. A especialista explica que esse movimento se reflete em mais atitude e coragem ao longo do ano. “2026 tende a ser um ano mais acelerado. Pela numerologia, 2026 é o número 1, e pela astrologia, a partir de março, mais precisamente no dia 20 de março, a energia do novo astrológico já dá um impulso para o planeta Marte”.

Segundo ela, essa aceleração pode gerar desconfortos iniciais, mas também abre espaço para crescimento. “Então, existe uma movimentação muito grande ao longo de 2026 de atitude, de coragem, de iniciativa, de liderança, mas algumas pessoas podem sentir uma dificuldade e isso causa uma instabilidade, um desconforto, mas também pode causar um movimento de crescimento", sinalizou a astróloga.

Ano novo na astrologia

Apesar de ser muito comum associar o Réveillon a recomeços, Ive Assmar explica que, astrologicamente, esse movimento acontece em outro momento do ano e não do dia 31 para o 1º do ano seguinte. “Na astrologia, essa sensação não é real, não existe astrologicamente falando”.

Segundo a astróloga, esse marco de recomeço ocorre com a entrada do Sol em Áries, prevista para as últimas semanas de março do próximo ano. “O que é coerente para a astrologia é justamente o ano novo astrológico, que começa quando o outono começa. Esse ano 2026 vai ser dia 20 de março de 2026, precisamente ao meio dia. Será o primeiro dia do Sol em Áries, é o início do outono no hemisfério sul, o início da Primavera no hemisfério norte, e é por esse parâmetro que nós falamos sobre esse lugar de recomeço pela astrologia”, explica.

Por outro lado, se olhar pela perspectiva da numerologia, essa virada energética é mais perceptível para a maioria das pessoas. “Isso acaba sendo palpável para o indivíduo, sim, mas a gente vai conseguir perceber isso de forma muito mais nítida a partir de abril, três meses após o ano ter começado”, conclui a profissional.

Veja como essas influências vão afetar os signos 


FOGO (Áries, Leão, Sagitário) — Os protagonistas 
Saturno e Netuno em Áries ativam fogo direto. 
→ Ano de ação, expansão, coragem e ruptura, mas com exigência de responsabilidade. Favorecimento alto, porém, com desafios se houver impulsividade. 

TERRA (Touro, Virgem, Capricórnio) — Reformulando estruturas 
Plutão em Aquário pressiona as estruturas fixas. 
→ Ano de reestruturação, organização e redefinição de metas. 
Desafiador, porém extremamente construtivo. 

AR (Gêmeos, Libra, Aquário) — Libertação e inovação 
Plutão em Aquário traz força e mudança. 
→ Ano de expansão mental, liberdade, ideias novas e rupturas. 
Muito favorecido, desde que saiba lidar com instabilidade. 

ÁGUA (Câncer, Escorpião, Peixes) — Sensibilidade profunda 
Netuno sai de Peixes, trazendo clareza. 
→ Ano de cura, encerramentos, libertação emocional e ajustes. 
Curativo, mas emocionalmente exigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.