"Me preparei a vida toda para ocupar esse cargo", diz Bacelar ao Farol da Bahia

Portal realiza sabatinas com os candidatos à prefeitura de Salvador

Por Da Redação
Às

"Me preparei a vida toda para ocupar esse cargo", diz Bacelar ao Farol da Bahia

Foto: Reprodução

Candidato à prefeitura de Salvador, João Carlos Bacelar Batista é deputado federal eleito pelo Podemos. 
Foi vereador de Salvador por dois mandatos. Em um deles, assumiu à presidência da Casa legislativa. Em 2006 foi eleito deputado estadual.

Formado em administração é presidente da legenda na Bahia e ex-Secretário Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Salvador durante o primeiro mandato de ACM Neto (DEM).

Como deputado federal Bacelar votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff, contra a Reforma Trabalhista e a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer. Bacelar também votou contra a Reforma da Previdência. Na Câmara dos Deputados, Bacelar foi integrante da CPI contra homicídios de jovens negros e pobres.

Em entrevista ao Farol da Bahia, na série de entrevistas que o portal fará com os candidatos a prefeito de Salvador, Bacelar fala do desafio que terá de governar uma cidade pós-pandemia, caso seja eleito, seus principais projetos e o porque merece ser o próximo gestor da cidade.


O que esperar de uma Salvador pós-pandemia? 

Bacelar: A pandemia nem acabou, mas já estamos sofrendo com os seus reflexos. Salvador é a segunda capital brasileira com maior número de pessoas desocupadas (aquelas que não trabalham e nem procuram trabalho), segundo o IBGE. São mais de 289 mil desempregados. Isso é preocupante, pois no pós-pandemia, além do desemprego em alta, encontraremos uma cidade com dificuldades financeiras, atraso na educação das nossas crianças e jovens e com a área da sobrecarregada. Teremos enormes filas causadas pela interrupção dos atendimentos durante a pandemia. 

Quais os principais desafios da capital baiana e quais deles vão ser prioridade ? 

Bacelar: Os principais desafios serão a geração de emprego e renda, a sobrecarga na saúde e o aumento da desigualdade social, que já é gritante em Salvador. Quando eu for prefeito, tratarei todas as áreas como prioritárias, para oferecer mais assistência, melhor qualidade de vida ao nosso povo e mais oportunidades para quem mais precisa. 

O que faria diferente da atual administração?

Bacelar: Eu vou governar para para população soteropolitana e proporcionar melhor qualidade de vida e mais infraestrutura aos bairros periféricos, ao contrário do que faz a atual gestão. A prefeitura estará a serviço do povo. O que percebemos é que a atual gestão não valoriza as pessoas, só o concreto. São obras  milionárias nas áreas nobres e construção de praças mal feitas. 

Quais os principais projetos para saúde, educação e geração de emprego em Salvador?

Bacelar:  Vou construir e equipar novas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas ou unidades de saúde com referências, Centro de Apoio Psicossocial e Unidades de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento. Também está previsto a criação de mutirões para que a população tenha mais agilidade no atendimento e em procedimentos como cirurgias, exames de alta complexidade e outras demandas da área. 

Para zerar as filas de atendimento, principalmente as criadas no período da pandemia, vou criar o programa 3º turno de atendimento, com serviços nos turnos da manhã, tarde e noite. A intenção é para garantir o atendimento médico de quem mais precisa. Vou fortalecer a Atenção Básica e o Programa Saúde da Família, para que a população tenha acesso aos medicamentos e demais insumos na área da saúde. 

Além disso, vou criar o Programa Saúde nas Escolas, uma parceria envolvendo as secretarias de saúde e educação, e o programa Viver Mais e Melhor, com foco em acolher e cuidar dos idosos de Salvador.

Na educação, vou lutar para que as escolas municipais tenham a mesma qualidade da escola do filho do rico. Atualmente, algumas unidades de ensino não dispõem nem de água ou papel higiênico para as nossas crianças. Essa situação é extremamente preocupante porque reflete diretamente no aprendizado dos alunos. O compromisso da minha gestão será ampliar os investimentos na pasta através de recursos próprios, além de reestruturar as unidades escolares. 

 A valorização e capacitação dos educadores também está no meu plano de governo. Por isso, vou oferecer aumento para categoria que, há seis anos, não tem reajuste salarial. Além disso, vou resgatar a ideia de Anísio Teixeira, que é a escola em tempo integral. Em um período, os estudantes terão no currículo matérias tradicionais como português e matemática. No outro, oficinas culturais, com música, teatro, dança, esporte e etc. 

Já com o Comunidades Educadoras, a escola será o centro dos bairros. Os educadores serão capacitados para acompanhar de perto, e individualmente, o dia a dia de cada criança, conversando com as famílias e buscando entender o contexto familiar e social em que estão inseridos.

Para gerar mais emprego, vou criar a Frente de Trabalho Emergencial em atividades que não exigem qualificação prévia. Serão 50 mil vagas para quem mais precisa!

Vamos implantar o Banco Popular com oferta de crédito sem burocracia e implantar a moeda social para incentivar a economia nos bairros. Para movimentar a economia local, vamos criar o Programa Compra Local, para incentivar a aquisição e consumo de  produtos das médias e pequenas empresas do comércio dos bairros.
Assim como, o programa de apoio e desenvolvimento de micro e pequenas empresas e cooperativas, oferecendo linhas de crédito com juros reduzidos, assistência técnica, e capacitação dos gestores

O que gostaria de deixar como marca em Salvador se ocupar a cadeira de chefe do Executivo municipal?

Bacelar: A minha gestão será marcada pelo atenção voltada aos bairros, para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. Ao final do meu mandato, as comunidades terão mais saúde, educação, espaços de lazer, infraestrutura, cultura e mais emprego e renda.

Porque vc merece ser prefeito da cidade. O que te faz diferente dos outros candidatos?

Bacelar: Eu mereço ser prefeito de Salvador, pois me preparei a vida toda para ocupar esse cargo. Tenho a experiência, um projeto inovador, que tem os bairros como foco, e muita força de vontade de trabalhar para evidenciar o potencial da nossa cidade e tornar ela um local melhor para os soteropolitanos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário