MEC analisa criação da primeira universidade federal digital do país

Milton Ribeiro pretende ampliar o acesso dos estudantes à rede pública federal de ensino

[MEC analisa criação da primeira universidade federal digital do país]

FOTO: Reprodução/R7

O Ministério da Educação (MEC) deseja criar uma universidade federal digital para ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino, de acordo com o ministro Milton Ribeiro.  

“Queremos criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”, disse o ministro ao participar, hoje (16), de audiência pública na Comissão de Educação do Senado. 

O documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fala sobre a avaliação de viabilidade da iniciativa entre as metas da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC ) para proporcionar uma educação à distância nas instituições federais de ensino superior por meio do programa Reuni Digital.

O ministro Milton Ribeiro afirmou hoje no senado que, a iniciativa segue o modelo já executado por outros países e relevantes como diretrizes, metas e definidas no Plano Nacional de Educação (PNE) . Segundo o ministro, o uso das tecnologias de informação podem baratear os custos do ensino de qualidade.

“É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE ”, disse o ministro.


Comentários