Média diária de mortes por Covid-19 em abril já supera março, diz pesquisa

Levantamento foi realizado pela CNN

[Média diária de mortes por Covid-19 em abril já supera março, diz pesquisa]

FOTO: Getty Images

De acordo com um levantamento realizado pela CNN Brasil, a média de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nos seis primeiros dias de abril já supera em 19,23% a de março. Ou seja, mais de 400 mortes a mais por dia. 

Em março deste ano, a média foi de 2.157 registros diários de mortes. Nestes primeiros dias de abril, ela sobe para 2.572. Na última terça-feira (6), o Brasil atingiu mais um recorde de mortes por Covid-19 registradas em um só dia, foram 4.195 obtidos em 24 horas.

O pós-doutor em Epidemiologia e professor da Faculdade de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcio Watanabe, é responsável pelo estudo “Detecção precoce da sazonalidade e predição de segundas ondas na pandemia de Covid-19”. O especialista aponta no estudo que o país deve atingir os cinco mil mortos por dia ainda em abril.  “Nós estamos próximos do nível máximo e mais crítico da doença, mas vamos alcançar esse patamar. Acreditamos que nessa e na próxima semana o número de mortes ainda vai continuar aumentando.  A pesquisa não levou em conta o recesso sanitário feito em algumas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, para conter o avanço da Covid-19, mas acredito que podemos ultrapassar a primeira projeção”, disse.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na terça (6), um novo boletim no qual alerta que a pandemia deve permanecer em níveis críticos ao longo de abril. A análise mostra que o vírus Sars-CoV-2 e suas 92 variantes permanecem em circulação intensa em todo o país. Entre os pesquisadores, é consenso que somente o avanço rápido da campanha de vacinação contra a Covid-19, o distanciamento social e medidas restritivas mais severas podem frear a pandemia. 
 


Comentários