Médias empresas retomam demanda por crédito em novembro, aponta Serasa
Setor do comércio foi o único que permaneceu com crescimento no período

Foto: Agência Brasil
O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian registrou queda de 6,1% em novembro deste ano. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (14), mostram que essa é a terceira queda consecutiva do indicador desde setembro. Ainda assim, as empresas de médio e grande porte registraram aumento no período: 4,3% e 15,9%, respectivamente.
Confira no gráfico e na tabela abaixo os números completos:

“As micro e pequenas empresas ainda são as menos favorecidas pela política de crédito, uma vez que a taxa básica de juros já chega aos 13,75% e as burocracias existentes as fazem serem mais cautelosas na tomada do recurso financeiro. Por outro lado, as médias e grandes empresas movimentam o setor em função da acessibilidade do crédito doméstico em detrimento do internacional, em que as taxas aumentam desde maio”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O setor do Comércio (0,6%) foi o único que permaneceu com crescimento na demanda por crédito em novembro. Serviços apresentou a queda mais acentuada, de -11,9%, seguido pela indústria (-3,1%). No ranking regional, todas as regiões registraram queda. Confira no gráfico abaixo:



