• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Medicamentos contra a Covid-19 apresentam evolução e podem ser opção para o SUS, diz Queiroga

Medicamentos contra a Covid-19 apresentam evolução e podem ser opção para o SUS, diz Queiroga

Segundo o ministro, o RegenCov já teve a revisão dos pares divulgada em revista científica

Por Da Redação
Ás

Medicamentos contra a Covid-19 apresentam evolução e podem ser opção para o SUS, diz Queiroga

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na tarde de segunda-feira (11) que pesquisas de medicamentos para tratamento da Covid-19 tem apresentado evolução e eles podem ser uma opção para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Queiroga foi questionado sobre a possibilidade de o coquetel de drogas experimentais em estudo pela AstraZeneca ser adicionado ao sistema público para tratamento da doença. A farmacêutica britânica informou que o coquetel mostrou ser eficaz para diminuir casos graves e mortes de pacientes que não tenham sido hospitalizados, mas o estudo ainda não foi revisado por cientistas independentes.

“As pesquisas têm evoluído. Anticorpos monoclonais são uma opção. Já há, inclusive, o RegenCov, que é o conjunto de dois anticorpos monoclonais”, afirmou Queiroga. Os anticorpos monoclonais são desenvolvidos em laboratório para atingir uma região específica do vírus e neutralizá-lo.

Queiroga também disse que o governo sempre foi a favor de um tratamento que começasse na fase inicial da doença.

Segundo ele, o RegenCov, um dos coquetéis em estudo no mundo e que já obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, já teve a revisão dos pares divulgada em revista científica e demonstrou ter real eficácia.

“Saiu recentemente, numa publicação no New English Journal of Medicine, um texto mostrando que essa medicação, quando usada por indivíduos que têm comorbidades, reduz em pouco mais de 70% o desfecho com morte e internação. E essa pesquisa é de boa qualidade”, disse o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário