• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • "Tomem cuidado no uso de energia", diz diretor-Geral da Aneel, André Pepitone

"Tomem cuidado no uso de energia", diz diretor-Geral da Aneel, André Pepitone

No Brasil, seca se agravou com a falta de chuvas, favorecendo a situação crítica de escassez hídrica nas cinco regiões do país

Por Da Redação
Ás

 "Tomem cuidado no uso de energia", diz diretor-Geral da Aneel, André Pepitone

Foto: Reprodução/G1

Um levantamento feito pelo centro de pesquisas norte-americano Instituto de Recursos Mundiais mostrou que cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo vivem em regiões que possuem pouca ou nenhuma reserva de água.

No Brasil, a crise da seca se agravou este ano com a falta de chuvas. Desde o início do segundo semestre de 2021, a Agência Nacional de Águas (ANA) demonstra situação crítica de escassez hídrica nas cinco regiões do país.

O problema da falta de água afeta especialmente os reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras e a necessidade de colocar em atuação as termoelétricas, que tem um custo de operação mais elevado. Dessa maneira, aumenta a conta de luz.

Para tentar evitar este problema, o governo federal lançou um plano para incentivar a redução do consumo. Quem reduzir, até dezembro, o consumo em pelo menos 10%, em comparação com o mesmo período do ano passado, vai receber um bônus de R$ 0,50 para cada quilowatt-hora entre setembro e dezembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também trabalha para incentivar a redução do consumo. No ano passado, a empresa lançou a campanha “Energia elétrica, Se desperdiçar vai faltar”. Segundo o Diretor-Geral da Aneel, André Pepitone, o objetivo é alertar os consumidores.

“Contamos com o apoio de todos os brasileiros para que tomem cuidado no uso de energia, porque é um bem que está escasso e que está caro. Juntando ações para aumentar a oferta e para reduzir a demanda, nós vamos continuar tendo o controle do sistema e ofertando energia com segurança para a população ”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário