Meditação traz inúmeros benefícios para a saúde mental

Prática ficou mais popular na pandemia

[Meditação traz inúmeros benefícios para a saúde mental  ]

FOTO: Getty Images

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ocasionou o aumento de transtornos mentais entre os brasileiros, principalmente entre os mais jovens. Nesse período, também houve um aumento na busca por atividades que ajudam a controlar a ansiedade e os quadros de estresse. Esquecer o mundo lá fora e concentrar-se apenas em si mesmo tem se tornado uma tarefa cada vez mais poderosa em tempos de pandemia. Por isso, muitas pessoas vêm recorrendo à prática da meditação para tentar manter a saúde mental em dia. 

Dados do Google, por exemplo, apontam que nos últimos 12 meses as buscas por “meditação para acalmar a mente” registraram um aumento de 200%. Segundo a empresa de tecnologia, desde 2004 nunca tantas pessoas se interessaram pela prática. Além disso, no YouTube, vídeos de meditação guiada passaram a ganhar bastante visibilidade. De acordo com a plataforma, esse tipo de vídeo teve aumento de 50% na média de visualizações entre março de 2020 e 2021 em comparação com os 12 meses anteriores. 

Especialistas apontam que a meditação tem um profundo efeito na consciência e a prática regular permite que a pessoa desenvolva o autoconhecimento e a percepção de si e do mundo. A terapeuta integrativa Gracce Dorta explicou ao Farol da Bahia que a atividade ajuda a deixar a mente mais tranquila e, além disso, possibilita um melhor fluxo de pensamentos e emoções. 

“Engana-se quem acha que meditar é como esvaziar a mente completamente. Meditar está muito mais para abrandá-la. Utilizamos exercícios de respiração, relaxamento e atenção plena. Além de outras possibilidades para que o fluxo de pensamentos, sentimentos e emoções possam fluir em um ritmo mais tranquilo e o indivíduo possa ancorar-se no tempo presente e experimentar um estado de paz”, afirma.

“Meditar descomprime o estresse, potencializa o foco e equilibra as emoções. Ou seja, é um forte aliado para vencer a procrastinação, depressão, ansiedade e o pânico. Além disso, ajuda em quadros de burnout, luto, insônia, pressão alta e ajuda no controle dos distúrbios alimentares e distorções de autoestima”, completou.

Não existe idade para meditar e, apesar de parecer uma atividade complicada, a especialista afirma que o segredo para uma boa meditação está na persistência. “Meditar é para todos. Apenas experimente e persista! As primeiras vezes serão estranhas e teremos a sensação de que estamos fazendo tudo errado. Isso acontece porque fomos condicionados a fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas um belo dia tudo começa a fazer sentido”, disse.

A especialista explica ainda que existem meditações ativas e passivas. Dessas, as passivas são as mais praticadas. Gracce Dorta afirma que, nesse caso, é interessante “reservar de 5 a 20 minutos em 1 ou 2 sessões diárias” para conseguir promover uma descompressão mental efetiva. Visando ajudar a melhorar as práticas de meditação, a especialista sugeriu dicas. 

Confira: 

1. Prepare o local escolhido para a prática como se fosse receber uma visita muito especial: VOCÊ! Deixe o local limpo e organizado.

2. Utilize velas, incensos ou aromaterapia, conforme a sua preferência e intenções.

3. A escolha da trilha sonora pode ser um elemento de conexão que facilita a introspecção para quem está começando. Escolha um mantra, frequência, música clássica, algo que eleve a sua vibração na intenção da prática que está se dispondo realizar. Porém, meditar em silêncio é totalmente possível e bem-vindo nestes momentos de contemplação interna.

4. Utilizar uma iluminação branda e indireta auxiliará você a criar uma atmosfera propícia para a prática meditativa. Tornando assim, o ambiente mais acolhedor para o seu relaxamento.

5. Lance mão da Cromoterapia com Lâmpadas LED RGB. Precisa tonificar algum chakra? Utilize a cor correspondente à ele.

6. Em dias ensolarados, deixe o ambiente respirar. Nos dias frios, se aqueça! Trate a você e o seu corpo com absoluto carinho. O corpo ficará feliz e mais disposto à vivência meditativa escolhida para o dia de hoje. Este é um momento especial e, tudo o que puder proporcionar para que a sua mente flua sem que o seu corpo sinta dores ou desconfortos, melhor!

7. Deixe um copo de água por perto. Ou faça um chá de sua preferência nos dias frios.

8. Caso esteja utilizando o som do seu celular para tocar a música escolhida, acione a função "não perturbe" e deixe o seu aparelho no modo "silencioso". Hidrate-se após a prática.

9. Retome suas atividades após uns 5 minutos em Savasana ou simplesmente, vire de lado e descanse.

10. Sempre que for meditar lembre-se: Você é o grande amor da sua vida. Priorize-se! A sua saúde física e mental agradecem.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!