Membro do COI coloca Jogos Olímpicos de Tóquio em dúvida por causa da pandemia
Japão registra aumento de casos da Covid-19

Foto: REUTERS
O mais antigo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Dick Pound, colocou em dúvida nesta sexta-feira (8), durante uma entrevista à BBC, a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para julho de 2021 devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, a realização da competição ainda não pode ser confirmada por causa dos aumentos de casos da doença.
Em entrevista, Pound disse que o governo do Japão registrou quase 2,5 mil casos da doença, um recorde desde o início da pandemia. Mesmo com a fala de Pound, o presidente do COI, Thomas Bach, o governo do Japão e as autoridades de Tóquio dizem que a cidade está pronta para receber o evento.
O estado de emergência declarado pelo Japão em Tóquio ficará em vigor até fevereiro, mas os especialistas em saúde pública dizem que o governo pode ser obrigado a prorrogar a medida por mais tempo. Ao anunciar o estado de emergência na última quinta-feira (7), o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que o governo estava tentando acelerar uma revisão dos estudos para aprovar as vacinas desenvolvidas contra a doença no país.