• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Meningite bacteriana: crianças infectadas podem desencadear problemas neurológicos

Meningite bacteriana: crianças infectadas podem desencadear problemas neurológicos

Essa é a primeira vez que cientistas analisam impacto a longo prazo da doença

Por Da Redação
Ás

Meningite bacteriana: crianças infectadas podem desencadear problemas neurológicos

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo epidemiológico liderado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revela que uma em cada três crianças que sofrem de meningite bacteriana tem problemas neurológicos permanentes devido à infecção. Essa é a primeira vez que cientistas identificam o impacto a longo prazo da doença. A informação é do jornal O Globo. 

Ao analisar dados do registro de qualidade sueco sobre meningite bacteriana entre 1987 e 2021, os pesquisadores compararam pouco mais de 3.500 pessoas que contraíram meningite bacteriana na infância.

Os resultados indicam uma maior prevalência de deficiências neurológicas, como comprometimento cognitivo, convulsões, deficiência visual ou auditiva, comprometimento motor, distúrbios comportamentais ou danos estruturais na cabeça, para aqueles com o diagnóstico.

“Estamos tentando desenvolver tratamentos que possam proteger os neurônios do cérebro durante o período de alguns dias que os antibióticos levam para fazer efeito total. Agora temos dados muito promissores de neurônios humanos e estamos apenas entrando em uma fase pré-clínica com modelos animais. Eventualmente, esperamos apresentar isso na clínica nos próximos anos”, afirmou Federico Lovino, professor associado de Microbiologia Médica no Departamento de Neurociências do Instituto Karolinska, e um dos autores do estudo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.