• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mensagens indicam que estudante de medicina divulgou 2 questões do Enem não foram anuladas pelo Inep

Mensagens indicam que estudante de medicina divulgou 2 questões do Enem não foram anuladas pelo Inep

Cerca de três questões do Enem foram anuladas devido a vazamentos de Edcley

Por Da Redação
Às

Mensagens indicam que estudante de medicina divulgou 2 questões do Enem não foram anuladas pelo Inep

Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Edcley Teixeira, estudante de medicina que divulgou questões quase idênticas às da prova oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cinco dias antes do exame, indicou em um grupo de Whatsapp as respostas corretas de outras duas perguntas de matemática, que não foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep cancelou apenas as três perguntas que haviam sido expostas por Edcley em transmissão no Youtube cinco dias antes da prova. Em relação as duas questões de matemática, que haviam sido divulgadas por ele em março deste ano, o instituto ainda não se pronunciou se decidirá pelo cancelamento.

As investigações indicam que Edcley tinha acesso às perguntas através do Prêmio Capes de Talento Universitário, que simula questões que funcionam como um pré-teste para o Enem. Ele passou a encorajar os estudantes a participarem do concurso e inclusive oferecia um pagamento mínimo de R$ 10 por cada questão que eles conseguissem memorizar.

Através dos relatos, Edcley montou um "banco de itens", um acervo de perguntas que usava nas aulas e passou a vender o conteúdo em mentorias para estudantes.

Em uma conversa no grupo de Whatsapp, Edcley diz para os estudantes: "Uma coisa eu garanto: se cair no Enem, pode marcar '125/126' sem medo de ser feliz... Nem leia, não". A resposta se repetiu na prova do Enem, onde a opção correta era a alternativa "E": "Artur, com possibilidade de 125/216".

Foto: Reprodução/g1

Ainda em março, Edcley mandou outra mensagem no mesmo grupo, na qual divulgou a seguinte questão: "Você tem 10 ml de uma solução com concentração de 99,95% de água e o restante de cloro. [De] quantos mililitros de água pura você precisaria adicionar a essa solução para que a concentração de água passe a ser de 99,90%?”. A resposta era 5.

Na prova oficial do Enem, a pergunta se repetiu, com a única alteração sendo a unidade de medida, que passou de mililitros para litros, com a mesma resposta, 5. Confira:

Foto: Reprodução/g1

O que diz Edcley e Inep

Edcley negou saber antecipadamente que essas questões entrariam no exame oficial, e defendeu que são apenas "coincidências". O presidente do Inep, Manuel Palacios, defendeu que "não há qualquer risco técnico” de fraude na prova de 2025 e que nenhum candidato foi prejudicado por Edcley.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.