Mercado financeiro reduz expectativa da inflação para este ano e 2020

Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central também prevê queda no PIB

Ás

Mercado financeiro reduz expectativa da inflação para este ano e 2020

Foto: Agência Brasil

O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação para este ano de 3,54% para 3,45%, indicador que está abaixo da meta central, de 4,25%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Segundo o relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central (BC), esta é a sexta queda seguida do indicador. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. Para atingir a meta, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

Já para 2020, a previsão da inflação baixou de 3,82% para 3,80%. Essa foi a segunda queda seguida do indicador. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4% e será oficialmente cumprida se o IPCA oscilar entre 2,5% e 5,5%.

A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu estável em 0,87%. Para 2020, a previsão foi reduzida de 2,07% para 2%. Para 2019, a previsão do Banco Central é de alta de 0,8%, e a do Ministério da Economia é de um crescimento de 0,85%.

O  levantamento foi feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário