Mercado projeta queda de lucros nos EUA com economia fraca

Empresas de capital aberto realizam uma rodada de cortes de gastos, incluindo demissões

Por Da Redação
Às

Mercado projeta queda de lucros nos EUA com economia fraca

Foto: Reprodução/Twitter

Com o impacto da subida dos juros para controlar a inflação nos Estados Unidos e uma desaceleração  econômica, o mercado do país passou a projetar uma queda nos lucros para o quarto trimestre. Em razão disso, empresas de capital aberto realizam uma rodada de cortes de gastos, incluindo demissões. 

Enquanto setores como o de saúde e energia registraram bons resultados, empresas de consumo, big techs e grandes bancos americanos deixaram a desejar no terceiro trimestre. O resultado foi o menor crescimento de ganhos do S&P 500, que reúne os maiores grupos de capital aberto nos EUA, dos últimos dois anos.

O lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) das instituições que já divulgaram balanços nos EUA ficou 1,8% acima das estimativas no terceiro trimestre, menor que a média vista nos últimos cinco anos, de 8,7%, segundo a empresa de análise financeira FacSet.

Já as petroleiras apresentaram novos resultados recordes, ultrapassando a casa dos US$ 30 bilhões, considerando os números de ExxonMobil e Chevron. "O fato é que estamos nesta posição devido ao trabalho árduo e ao comprometimento de nosso pessoal nos últimos anos", justificou o CEO da ExxonMobil, Darren Woods, em teleconferência com investidores, no fim de outubro.

Na última semana, a Meta, dona do Facebook, divulgou o corte de cerca de 11 mil funcionários em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além das big techs, outras empresas anunciaram reduções. O Walmart, por exemplo, afirmou que vai contratar bem menos para a temporada de compras nos EUA do que em 2021. Serão 40 mil pessoas, ante 150 mil no ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário