Mercados editorial e de jornalismo lançam iniciativa global inédita sobre IA
Ação visa orientar a implementação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis

Foto: Reprodução/Pixabay
Cerca de 26 organizações internacionais, incluindo o Grupo de Diários América (GDA), se uniram nesta quarta-feira (06) para lançar uma iniciativa inédita sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no mercado criativo. O documento, chamado de "Os Princípios Globais para Inteligência Artificial", tem como objetivo orientar o desenvolvimento, a implementação e a regulamentação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis.
O texto é assinado por instituições que representam empresas de jornalismo e entretenimento, editoras e publicações acadêmicas ao redor do mundo. A iniciativa destaca a importância de que os modelos de IA não sejam usados para fins anticoncorrenciais que prejudicam o setor criativo, e que respeitem os direitos humanos, a privacidade dos usuários e as legislações internacionais.
Os "Princípios Globais para a IA" também reforçam a necessidade de promover fontes de informação confiáveis e de reconhecer o papel inestimável dos profissionais na criação de conteúdos de qualidade que possam servir para o eventual treinamento das bases de dados usadas por sistemas de IA. De acordo com o documento, a "apropriação indevida e indiscriminada de nossa propriedade intelectual pelos sistemas de IA é antiética, prejudicial e uma violação de nossos direitos protegidos".