Mercosul: Augusto Aras fala sobre o uso da tecnologia em tempos de pandemia

O PGR também fez alusão aos ataques cibernéticos recentes que atentaram contra a Administração Pública e que tentam enfraquecer a democracia

Por Da Redação
Às

Mercosul: Augusto Aras fala sobre o uso da tecnologia em tempos de pandemia

Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, participou da 28ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul realizada virtualmente nesta quarta-feira (25). Sob presidência do MP do Uruguai, o encontro reuniu procuradores-gerais que compõem o bloco regional para discutir aspectos da cooperação internacional entre os países. O PGR compartilhou a experiência do Ministério Público Federal (MPF) na adoção de novas tecnologias e nos procedimentos durante a pandemia.

“A tecnologia é formidável, pois nos permitiu prosseguir com nossas atividades em meio à pandemia e ainda nos tem permitido superar delongas processuais, reduzindo quantitativos de estoques, sobretudo por meio dos sistemas de inteligência artificial”, ressaltou Augusto Aras ao comentar sobre os sistemas utilizados pelo MPF. Ele falou sobre o Único, ferramenta que unifica eletronicamente todos os processos no MPF e é integrada com as informações processuais dos tribunais superiores. Mencionou também a plataforma Simba, de integração de informações bancárias. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pelas equipes da própria Procuradoria-Geral da República e estão em processo de transferência para outros países por meio da cooperação técnica.

O PGR também fez alusão aos ataques cibernéticos recentes que atentaram contra a Administração Pública e que tentam enfraquecer a democracia. Enfatizou, nesse sentido, “que o MPF vem atuando tanto nas investigações relativas aos casos concretos, como também para a prevenção e blindagem dos sistemas de modo a assegurar sua integridade”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.