Metade dos consumidores precisaram de empréstimo nos últimos 12 meses

Principais fatores são contas em atraso, efeitos da pandemia e problemas pessoais

Por Da Redação
Ás

Metade dos consumidores precisaram de empréstimo nos últimos 12 meses

Foto: Divulgação

Metade dos consumidores brasileiros (50%) precisaram de algum empréstimo nos últimos 12 meses. Os principais motivos apontados foram: contas em atraso (35%), crise gerada pela pandemia (28%), problemas pessoais/de saúde (22%), falta de dinheiro (19%), desemprego (17%), dentre outros. 

Os dados são de uma pesquisa on-line feita pelo Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, que também aponta que as formas de pedir empréstimo apontadas pelos respondentes foram por meio de algum conhecido (44%) ou banco (33%). 

Outro fator é que mais da maioria dos consumidores revelaram que não guardam dinheiro, resposta de 74% dos entrevistados. Daqueles que guardam dinheiro (13%), mais da metade (58%) utilizam uma conta poupança.

Em relação ao cartão de crédito, 50% dos respondentes disseram que já tiveram o cartão, mas cancelaram; 38% possuem o serviço e 12% nunca tiveram. Os motivos apontados para não possuir o cartão de crédito são: não conseguir acesso por causa do CPF (57%) e não querer gastar além do que cabe no orçamento (13%). Sobre a forma de utilização do cartão, 3 em cada 10 consumidores o utilizam como última opção de pagamento.

Perfil dos consumidores

Em relação ao perfil dos consumidores, 38% possui ensino médio completo, sendo que a maioria são trabalhadores empregados em regime de CLT (31%) e desempregados (28%). Além disso, a maioria possui renda familiar e pessoal de até dois salários mínimos, enquanto 23% disseram que não possuem renda pessoal.

A pesquisa foi realizada de forma virtual com mais de 1.100 consumidores de todo Brasil.
 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário