Metrópoles/Ideia: Bolsonaro chega a 39,1% no Distrito Federal e mantém vantagem sobre Lula

Pesquisa aponta que 39,1% do eleitorado do DF disse que votaria em Bolsonaro para presidente se as eleições fossem hoje

[Metrópoles/Ideia: Bolsonaro chega a 39,1% no Distrito Federal e mantém vantagem sobre Lula]

FOTO: Agência Brasil | Agência Brasil

De acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23), o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) permanece como o pré-candidato preferido dos eleitores do Distrito Federal para as eleições deste ano.

O levantamento aponta que 39,1% do eleitorado da capital da República disse que votaria em Bolsonaro para presidente se as eleições fossem hoje. Em segundo lugar no ranking, o ex-presidente Lula (PT) tem 34% das intenções de voto.

No primeiro levantamento Metrópoles/Ideia, de 18 de maio de 2022, Bolsonaro foi indicado por 36% dos eleitores, enquanto Lula tinha a preferência de 29,2%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, apontado por 9,1% do eleitorado brasiliense. Simone Tebet (MDB) tem 2% das intenções de voto e André Janones (Avante), 1,1%.

Esse é o resultado da pesquisa estimulada – em que os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar as eleições para a Presidência da República.

A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu o desempenho dos pré-candidatos quando os eleitores dizem em quem votariam para presidente, se as eleições fossem hoje, de forma espontânea. Ou seja, os entrevistados citam o nome sem que as opções sejam exibidas.

No caso do levantamento espontâneo, Bolsonaro também aparece à frente de Lula no DF. O presidente tem 31,3% das intenções de voto e o petista possui 27,2%, percentuais maiores dos que os do levantamento de maio, que mostravam os pré-candidatos com 28,2% e 23%, respectivamente. Ao contrário de Bolsonaro e Lula, Ciro Gomes teve uma ligeira queda, de 3,7% para 2,8%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022 e BR-09578/2022.


Comentários