Milhões de perfis no Instagram, TikTok e YouTube ficam expostos na web

Empresa de segurança informou que servidor foi retirado do ar

Por Da Redação
Ás

Milhões de perfis no Instagram, TikTok e YouTube ficam expostos na web

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pela empresa de segurança Comparitech revelou que há um banco de dados com 235 milhões de perfis do Instagram, TikTok e YouTube estavam expostos na Internet. A empresa explicou que a detecção ocorreu no dia 1º de agosto, mas os especialistas só revelaram a informação na última quarta-feira (19), quando o servidor foi retirado do ar. 

Informações como nome completo de usuários, foto de perfil, idade e número de seguidores teriam sido obtidas pela agência de marketing digital Deep Social utilizando coleta de dados por meio de raspagem web (web scrapping). O uso da técnica não é ilegal, mas é proibido pelos termos de uso das redes sociais. 

Por meio de nota, o Facebook (dono do Instagram) e o TikTok condenaram a prática. O Google, que detém o YouTube, ainda não se pronunciou sobre o caso. "Raspar informações de usuários do Instagram é uma violação clara de nossas políticas. Revogamos o acesso do Deep Social à nossa plataforma em junho de 2018 e enviamos uma notificação proibindo qualquer nova coleta de dados", disse o Facebook.

Já o TikTok informou que o serviço proíbem terceiros de rodar scripts automáticos para coletas informações da plataforma. "TikTok tem como maior prioridade a privacidade do usuário e a plataforma possui políticas anti-scraping em vigor. Nossos Termos de Serviço proíbem terceiros de rodar scripts automáticos para coletar informações da nossa plataforma, incluindo informações públicas dos perfis. Se identificarmos essas práticas, tomaremos medidas rápidas, incluindo a busca de refugo legal."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário