Minas Gerais tem mais de 145 municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas
Temporal segue causando mortes e estragos

Foto: Reprodução/Redes Sociais
As fortes chuvas que há semanas atingem Minas Gerais continuam afetando a população e causando prejuízos. Até a manhã desta segunda-feira (10), prefeituras de 145 das 853 cidades mineiras já tinham decretado situação de emergência. Na divisa entre Conceição do Pará e Pará de Minas, na região central do estado, moradores estão deixando residências devido a possibilidade de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca.
Devido à intensidade das chuvas, a mineradora Vale e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) paralisaram parte de suas operações no estado. Em nota, a Vale informou que interrompeu a circulação de trens na estrada de ferro que liga Vitória (ES) a Minas Gerais, o que afeta o escoamento de parte de sua produção. A medida, segundo a empresa, visa a garantir a segurança dos seus empregados e da população.
Desde o início da estação chuvosa que, este ano, começou em outubro, ao menos nove pessoas já perderam a vida devido às chuvas e suas consequências. Neste número não estão incluídas as dez mortes causadas pelo desprendimento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), no último sábado (8). De acordo com a Defesa Civil estadual, em toda a região metropolitana de Belo Horizonte foram registrados, entre 20h da última sexta-feira (7) e as 7h de hoje, pelo menos 287 pedidos de socorro a pessoas ilhadas; 120 ocorrências de desabamentos, desmoronamentos ou algum colapso estrutural; 30 chamados relacionados a deslizamentos e soterramentos.


