Ministério da Fazenda comemora PIB do 2º semestre acima das expectativas

Segundo a pasta, já há possibilidade de a economia do país terminar o ano com um crescimento na casa dos 3%

Por Da Redação
Ás

Ministério da Fazenda comemora PIB do 2º semestre acima das expectativas

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministério da Fazenda comemorou a surpreendente alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do segundo trimestre de 2023, de 0,9%. Além disso, a pasta já considera esperar que o PIB termine o ano na casa dos 3,0%.

Em nota divulgada pela Secretaria de Politica Econômica, nesta sexta-feira (1), a pasta comandada por Fernando Haddad, afirmou que o resultado "surpreendeu as expectativas".  

“Com a divulgação do crescimento de 0,9% no segundo trimestre, o carry-over para o ano é de 3,1%. Esse resultado confere viés positivo para a estimativa de crescimento da SPE, de 2,5% em 2023”, afirma o documento.

O bom desempenho do período foi puxado pelos resultados positivos do setor da indústria, com alta de 0,9% e do serviço, com crescimento de 0,6%. Serviços representam o maior setor da economia brasileira, equivalente a 70% do PIB. Na área industrial, o que mais contribuiu para a alta foi o setor extrativista, com alta de 1,8%, em especial nos setores de petróleo e gás. A indústria ligada à construção civil também puxou os números do setor para cima.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta do PIB foi de 3,4%. Em 12 meses, a alta acumulada em quatro trimestres é de 3,2%. O resultado foi registrada depois de a atividade econômica brasileira crescer 1,8% no 1º trimestre, com uma forte expansão da agropecuária. 

Leia mais:

PIB do Brasil cresce 0,9% no 2° trimestre de 2023, diz IBGE

Campos Neto comemora alta do PIB no 2º semestre do ano: 'surpresa boa'

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário