• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Justiça nega produção de dossiês contra cidadãos ao STF

Ministério da Justiça nega produção de dossiês contra cidadãos ao STF

"A Seopi reitera que sua área de inteligência atua subordinada à mais estrita legalidade", afirmou o ministério

Por Da Redação
Ás

Ministério da Justiça nega produção de dossiês contra cidadãos ao STF

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Justiça afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) não produz arquivos "contra nenhum cidadão" e não instaura "procedimentos de cunho inquisitorial". A declaração ocorreu em documento enviado nesta quinta-feira (6).

Em um trecho, revelada pela reportagem do site UOL, relatou que "a SEOPI reitera que sua área de inteligência atua subordinada à mais estrita legalidade, em consonância com os marcos e limites normativos impostos à atividade de inteligência e, portanto, sem qualquer viés investigativo, punitivo e persecutório"

A secretaria foi apontada como autora de um relatório sigiloso sobre mais de 500 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes do movimento antifascismo e opositores do governo Jair Bolsonaro.

A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, deu prazo de 48 horas para que o governo enviasse informações sobre o caso na última terça-feira (4). 

Ela é relatora de uma ação da Rede Sustentabilidade que pede a "imediata suspensão da produção e disseminação de conhecimentos e informações de inteligência estatal produzidos sobre integrantes do ‘movimento antifascismo’ e professores universitários".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.