• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação para enfrentamento à dengue

Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação para enfrentamento à dengue

Iniciativa visa combater a alta transmissão da doença em 16 estados e no Distrito Federal, com foco inicial em crianças e adolescentes

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação para enfrentamento à dengue

Foto: Divulgação/Fiocruz

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (25), um plano de enfrentamento à dengue no Brasil. A estratégia inclui o início da campanha de vacinação em fevereiro, priorizando 521 municípios considerados endêmicos para a doença, com destaque para aqueles de grande porte, alta transmissão em 2023 e predominância do sorotipo DENV-2.

A vacinação será iniciada em 16 estados e no Distrito Federal, com a Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. O grupo prioritário consiste em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta significativo número de hospitalizações por dengue, segundo a pasta.

O esquema vacinal, composto por duas doses com intervalo de três meses, tem capacidade limitada de fornecimento para este ano. O Brasil, enfrentando condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, pode atingir recordes de casos e mortes por dengue em 2024, com estimativas variando de 1,7 milhão a 5 milhões de casos, conforme apontado pelo Ministério da Saúde.

Somente nos primeiros 15 dias de janeiro, o país registrou 55.859 casos de dengue, com seis mortes. A incidência de casos está em 27,5/100 mil habitantes, representando um aumento de 108% em comparação ao mesmo período de 2023. No ano passado, o Brasil enfrentou sua pior epidemia da doença, com 1.079 mortes confirmadas até dezembro e outros 211 casos em investigação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário