Conheça quais são os exames de diagnósticos de dengue disponíveis e saiba quando fazer
Brasil tem experimentado aumento no número de casos da doença; tratamento adequado é importante para a recuperação

Foto: Arquivo/Agência Brasil
O aumento no número de casos de dengue tem levado milhares de pessoas aos hospitais e postos de saúde em todo o Brasil. Segundo dados preliminares da preliminares da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), houve um aumento de 77% nos casos da doença, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Por esse motivo, é importante estar atento aos exames de diagnóstico disponíveis hoje e quando se deve fazê-los.
Os principais sintomas associados à doença são febre alta, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas distribuídas por várias partes do corpo.
Para que haja o atendimento efetivo e tratamento adequado, os testes de diagnósticos são fundamentais, especialmente quando o paciente já possui um histórico de infecções pela doença.
Testes disponíveis
Atualmente, existem três testes disponíveis para identificar a dengue: o antígeno NS1, de sorologia e PCR. O primeiro deve ser feito até o quinto dia de sintomas e o resultado costuma ficar pronto em até 24h.
Já o PCR, também chamado de teste molecular, deve ser realizado nos primeiros cinco dias. O resultado sai em até sete dias úteis.
Já o teste de sorologia é indicado para pessoas que estejam no sexto dia de sintomas em diante. O exame testa a imunidade do organismo contra o vírus. O IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, ou seja, que ela foi exposta ao vírus e está na fase ativa da doença. Ele fica pronto em até cinco dias úteis.