Ministério da Saúde anuncia R$ 9,8 bi em investimento de adaptação do SUS a mudanças climáticas
Iniciativa integra o programa AdaptaSUS

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) R$ 9,8 bilhões em investimento de ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as medidas estão previstas a construção de novas unidade de saúde e a aquisição de equipamentos resistentes às mudanças climáticas.
O anúncio do investimento foi feito durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, o chefe da pasta afirmou que a crise climática seria um problema de saúde pública, que um em cada 12 hospitais paralisam suas atividades devido a eventos climáticos extremos.
Padilha também lançou o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, para orientar a construção e a adaptação de unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais.
Além disso, foi instalado um grupo técnico responsável por detalhar as diretrizes de resiliência, formados por especialistas do próprio ministério, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e de conselhos de saúde.


