Ministério da Saúde autoriza início da vacinação do público acima dos 18 anos

Estratégia será feita de forma escalonada e prioridade ainda é dos grupos vulneráveis

Por Da Redação
Às

Ministério da Saúde autoriza início da vacinação do público acima dos 18 anos

Foto: Divulgação | Governo de SP

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica nesta sexta-feira (28), que autoriza o início da vacinação na população acima dos 18 anos até os 59 anos. A medida faz parte dos novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização. [Confira aqui a nota técnica]

De acordo com a pasta, a imunização será feita de forma escalonada e por faixas etárias decrescentes, até o atendimento geral da população acima de 18 anos.

Na nota, a pasta também cita que a decisão foi baseada no "avanço já alcançado na vacinação dos grupos de maior risco para formas graves da covid-19 (idosos e pessoas com comorbidades) com a expectativa de ?nalização da vacinação desses grupos nas próximas semanas (mês de junho)".

Segundo o Ministério, a medida será autorizada após a finalização da vacinação dos grupos prioritários e a vacinação para o público a partir de 18 anos será feita de forma simultânea com a imunização dos trabalhadores dos serviços essenciais. 

Mesmo com a autorização, a pasta reforça que "Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderão pactuar em Comissão Intergestores Bipartite a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.