Ministério da Saúde deve divulgar estudo sobre não obrigatoriedade de máscara em outubro
Pesquisa é um pedido do presidente Jair Bolsonaro à Marcelo Queiroga

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou que um estudo sobre o uso facultativo de máscaras para quem se vacinou ou se recuperou da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deve ser divulgado em outubro. Atualmente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levantou debates acerca do tema. Na última segunda-feira (23), por exemplo, ele afirmou que iria definir uma data em conjunto com a pasta para sugerir a desobrigação do uso de máscaras para a população.
O Ministério da Saúde afirmou ao portal R7 que o estudo sobre o tema está sendo conduzido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da pasta, que convocou a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para executar a pesquisa.
O método do trabalho é o da revisão sistemática. Ou seja, "um estudo sobre estudos", como explicou o ministério, para avaliar a eficácia das máscaras médicas e não-médicas em ambientes abertos ou fechados, para vacinados ou recuperados da doença contra o novo coronavírus.
Na última segunda (23), Queiroga afirmou que vai apresentar ao presidente um esboço dos estudos conduzidos pelo Ministério da Saúde. Na semana passada, ele chegou a falar contra a obrigatoriedade do uso de máscara por lei e disse que a proteção tem de "ser um ato de conscientização".