Ministério da Saúde diz que 43% dos que contraem covid em hospitais morrem

Índice de contaminação fora das unidades de saúde é de 30%

[Ministério da Saúde diz que 43% dos que contraem covid em hospitais morrem]

FOTO: Reprodução/Internet

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde, dos 5.547 casos registrados de pacientes e profissionais de saúde que contraíram o coronavírus dentro de hospitais ou unidades médicas, 2.426 morreram, o que corresponde a 43% dos casos avaliados.  

A taxa de mortalidade dos pacientes que contraíram a doença fora das unidades médicas e precisaram ser internados é de 30%. No total, a letalidade do coronavírus no Brasil (porcentagem de óbitos entre todos os casos registrados) é de 3%, segundo o Ministério da Saúde. 

Para o levantamento, o sistema considerou apenas os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), uma das complicações relacionadas a doença e que levam os pacientes a serem internados. No mês de julho, o coronavírus superou os registros anuais de mortes por SRAG computados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 1996, quando a contagem passou a ser feita.

De acordo com SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) do Ministério da Saúde, até então o ano que havia registrado mais mortes por essas doenças respiratórias (como gripes e pneumonias) havia sido 2016, quando ocorreram 84.097 mortes por SRAG no país. No final de julho, o Brasil superou a marca, chegando a 85.238 mortos. 


Comentários