Estudo americano comprova que máscaras podem reduzir gravidade da Covid-19

Manifestação da doença pode ser assintomática em certos casos

[Estudo americano comprova que máscaras podem reduzir gravidade da Covid-19]

FOTO: Reprodução

As autoridades de saúde e governos de vários países recomendam ou tornam obrigatório o uso de máscaras pois elas diminuem as chances de pessoas infectadas espalharem o coronavírus. Porém, um estudo americano concluiu que o uso de máscaras também reduz a carga viral à qual estamos expostos e que a manifestação da doença pode ser mais branda ou mesmo assintomática. 

A pesquisa realizada pelos médicos Monica Gandhi e Eric Goosby, da Universidade da Califórnia, e pelo pesquisador Chris Beyrer, da Universidade Johns Hopkins, estudou vários casos e concluiu que a exposição ao coronavírus sem consequências graves ocorreu por conta do uso de máscara, que pode gerar uma imunidade em toda a comunidade e reduzir a propagação da doença.

"A infecção assintomática pode ser problemática porque promove a disseminação do vírus por pessoas infectadas sem que elas saibam. Mas, ao mesmo tempo, ser assintomático e não gravemente doente é benéfico para o indivíduo", dizem os pesquisadores.

A conclusão de que os usuários de máscaras são expostos a uma carga viral mais baixa, que resulta em uma infecção mais leve, as máscaras (dependendo do tipo e do material) filtram a grande maioria das partículas virais, embora não todas. 

Há algum tempo acredita-se que a exposição a esse baixo nível de partículas virais provavelmente produz uma doença menos grave. Os testes realizados em hamsters que simulavam o uso de máscaras separando os animais com uma parede divisória feita de máscara cirúrgica, não só mostraram que os hamsters protegidos eram menos propensas à infecção, mas que, quando infectados, tinham sintomas leves.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!