Ministério da Saúde libera mosquitos estéreis para reduzir reprodução do Aedes aegypti no Pernambuco
Tecnologia deve ser replicada em áreas indígenas em Porto Seguro e Itamaraju, ambas na Bahia

Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde (MS) liberou 50 mil mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, localizada no município de Pesqueira, no Pernambuco. A liberação ocorre com o intuito de fortalecer o controle de arboviroses no país.
Segundo o MS, a Técnica consiste em utilizar a própria espécie para reduzir a população do Aedes aegypti, ao promover o acasalamento de machos esterilizados por radiação ionizante, que tornam-se incapazes de gerar filhotes.
Ao serem liberados, os machos buscam pelas fêmeas, e acasalam sem a possibilidade de gerar descendentes, o que contribui para a diminuição progressiva da população de vetores de arboviroses.
O ministério ainda informou que, "a técnica é indicada para territórios indígenas situados em áreas de preservação e florestas, onde o uso de produtos químicos é restrito ou proibido”.
Para as próximas fases, está prevista a liberação semanal de mais de 200 mil mosquitos estéreis. A tecnologia deve ser replicada em áreas indígenas baianas em Porto Seguro e Itamaraju, e no território Guarita, em Tenente Portela, no Rio Grande do Sul.
O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão, contemplando produção, logística e monitoramento da estratégia. Segundo a pasta, os resultados alcançados e a avaliação técnica das equipes envolvida vai permitir analisar o impacto na redução de casos de dengue, Zika e Chikungunya.


