Ministério do Meio Ambiente lança consulta pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Plano traz diagnóstico, diretrizes, metas e programas sobre a gestão do lixo no Brasil

[ Ministério do Meio Ambiente lança consulta pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos]

FOTO: Reprodução

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu consulta pública sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) que fica disponível para receber contribuições até o dia 30 de setembro no portal da instituição. O plano traz diagnóstico, diretrizes, metas e programas de sobre a gestão do lixo no Brasil.

O documento tem abrangência nacional com instrumento para melhorar a gestão de resíduos e ajudar a fechar os mais de 3 mil lixões existentes no Brasil. O plano apresenta o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no país, seguido de uma proposição de cenários, tendências nacionais, internacionais e macroeconômicas.

“O Planares é extremamente importante para o Brasil, que vive uma epidemia, praticamente, nos 100% dos nossos cinco mil e poucos municípios, é uma pandemia do lixo. É como se o Brasil enchesse 410 estádios do maracanã só de lixo todos os anos”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A versão traz metas importantes para o setor. Entre elas estão o encerramento de todos os lixões até 2024 e o acesso de 72,6% da população a coleta seletiva até 2040. Em 2036, a meta é atingir a universalização da coleta de lixo. Atualmente, mais de 7 milhões de toneladas de lixo não são coletadas no Brasil. 

Dessa forma,  o objetivo é ampliar em dez vezes a quantidade de reciclagem de resíduos secos no país nos próximos 20 anos. A proposta é recuperar ainda 45% das embalagens em geral colocadas no mercado progressivamente por meio do sistema de logística reversa até 2040.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!