• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Ministério envia alerta para secretários de saúde sobre alteração de grupos prioritários na vacinação contra Covid

Ministério envia alerta para secretários de saúde sobre alteração de grupos prioritários na vacinação contra Covid

Versão mais recente do Plano prevê 77 milhões de pessoas nos grupos prioritários da vacinação

Por Da Redação
Ás

Ministério envia alerta para secretários de saúde sobre alteração de grupos prioritários na vacinação contra Covid

Foto: Reprodução/ Getty Images

O Ministério da Saúde enviou nesta segunda-feira (8) um alerta para secretários de Saúde de todo o país para que a campanha de vacinação contra a Covid-19 mantenha o foco nos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunizações.

A versão mais recente do Plano prevê 77 milhões de pessoas nos grupos prioritários da vacinação, sendo que apenas 4 grupos estão delimitados na primeira fase. Ao contrário da versão anterior do Plano, o atual texto não detalha as demais fases e públicos da campanha. 

O aviso do Ministério foi enviado em forma de ofício aos presidentes de três órgãos: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde.

O governo alerta que, na "primeira fase" da vacinação não esperava vacinar 100% dos profissionais de saúde. Segundo o governo, um dos focos específicos da "primeira fase" da vacinação é atender 34% da categoria, apenas aqueles que atuam diretamente na linha de frente contra a pandemia.

E, mesmo com a decisão para definir quais grupos podem ser priorizados, permanecendo com estados e municípios, o Ministério da Saúde afirma que os responsáveis pelas mudanças na ordem dos grupos prioritários devem assumir "riscos de eventuais faltas de vacina para os respectivos grupos".

O alerta do Ministério da Saúde ocorre enquanto estados e municípios já ampliam a lista dos profissionais de saúde, incluindo trabalhadores que não atuam na linha de frente contra a Covid.

Todos os grupos prioritários do Plano para a primeira etapa de vacinação eram de pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas, povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde. 

Os outros grupos prioritários adicionados recentemente a lista do Plano sem a divisão por etapa de vacinação são as pessoas de 60 anos ou mais, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionário do sistema de privação de liberdade, trabalhadores de educação, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores de transporte de aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores industriais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.