Ministro afirma que Canadá deseja acordo com Mercosul para depender menos dos EUA
Primeiro-ministro do Canadá e a equipe têm mantido negociações com Trump para chegar a um acordo comercial antes de 1º de agosto

Foto: Divulgação/ Assessoria
O ministro do Comércio Exterior do Canadá afirmou que existe interesse de ambos os lados em prosseguir nas negociações comerciais com o bloco Mercosul, já que Ottawa está em busca de novos acordos para modificar as relações comerciais que possui com os Estados Unidos. A declaração ocorreu na última quinta-feira (18).
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e a equipe dele tem discutido com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de um acordo comercial até 1º de agosto, quando as tarifas entram em vigor, o que poderia diminuir as taxas norte-americanas sobre o Canadá.
Contudo, o governo dele também está se preparando para ficar mais independente dos EUA e se concentrar em realizar pactos de livre comércio em todo o mundo.
"Conversei com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, e há interesse em realizar conversas sobre o Mercosul", afirmou o ministro do Comércio Exterior canadense, Maninder Sidhu, em uma entrevista à Reuters.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tinha dito anteriormente que tem interesse em prosseguir nas negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.
O Canadá ainda possui interesse em avançar com os acordos com a China para combater os desafios comerciais e considera o descongelamento das relações entre a Índia e o Canadá como um passo importante para ajudar o comércio, afirmou o ministro.
"Com a China, há oportunidades, há desafios", declarou ele, e continuou afirmando que os países estão tendo discussões abertas sobre possíveis caminhos que tomarão em relação às tarifas comerciais sobre as exportações.
O Canadá possui 15 acordos de livre comércio que alcança 51 países, o que lhe garante acesso a 1,5 bilhão de consumidores, e Sidhu afirmou que Ottawa buscará mais acordos desse tipo nos próximos meses, sem fornecer uma meta específica.