Tarifas de Trump ao Brasil põe em risco 77 mil toneladas de frutas a serem exportadas para os EUA
Quantidade seria suficiente para abastecer população por um ano de cidades como Salvador, Manaus e Recife

Foto: Reprodução/TV Bahia
Com a tarifa de 50% imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump, quase 77 mil toneladas de frutas brasileiras aguardam para serem exportadas para os Estados Unidos e correm o risco de estragar ou de serem vendidas abaixo do valor de mercado.
As tarifas entram em vigor em 1º de agosto e já levou à suspensão de embarques de frutas, pescados, grãos e carnes.
O impacto é maior no setor de frutas. Veja os volumes em risco:
- 36,8 mil toneladas de manga
- 18,8 mil toneladas de frutas processadas, principalmente açaí
- 13,8 mil toneladas de uva
- 7,6 mil toneladas de outras frutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) aponta que quase 2,5 mil contêineres estão prontos para exportação, à espera de uma solução diplomática.
A quantidade de frutas é suficiente para abastecer a população de grandes capitais como Salvador (BA), Manaus (AM) e Recife (PE), por um ano.
A disputa comercial atingem com tudo os produtores e exportadores do Brasil.
Os mais afetados são os produtores do Vale do São Francisco, que lidera o cultivo de frutas no país. Caso as tarifas persistas os efeitos negativos devem continuar nas próximas safras, com potencial para diminuir investimentos, gerar demissões e afetar toda a logística da fruticultura nacional.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, disse que as alternativas para o setor são limitadas.
"Não podemos colocar essa manga no Brasil, porque vai colapsar o mercado. Então, urge uma definição, urge o bom senso, urge a flexibilidade, urge um pensamento global, um pensamento geral, para que não tenhamos que deixar manga no pé, com desemprego em massa", afirmou.
“Agora nós estamos bastante inseguros. Porque, infelizmente, a essa altura não podemos pegar essa manga e jogar na Europa. O preço vai desabar, não há logística para isso", continuou o presidente.
Os dados da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos revelam que até o suco de laranja também corre perigo. Na safra 2024/2025, a exportação representou 305 mil toneladas de suco enviadas para os Estados Unidos e mais de US$ 1,3 bilhão em receita para o Brasil.