Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação defende construção de laboratório de biossegurança máxima no Brasil
Até o final do ano de 2021 um relatório será enviado à Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para viabilização do projeto

Foto: Reprodução Agência Brasil
A construção de um laboratório de biossegurança máxima (nível 4) no Brasil, foi defendida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes nesta segunda-feira (17). Segundo ele, o local para instalação será o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, interior de São Paulo.
Quatro laboratórios de tecnologia avançada já funcionam no local. O ministro destaca que o fato de ter um laboratório de biossegurança 4, associado a uma instalação como a do Sirius, colocará o Brasil a frente de muitos países. E que já existe interesses internacionais nas pesquisas que podem ser realizadas no local.
Esses tipos de estruturas, podem manipular com segurança vírus e bactérias de alta periculosidade, como exemplo, o vírus ebola. O Ministério de Defesa alega que uma proposta de construção é tratado desde 2020 por um grupo de trabalho interministerial, e que até o final do ano de 2021, apresentará um relatório à Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para viabilização do projeto.