Ministro da Saúde sugere remanejamento de respiradores entre estados
Governadores rejeitam ideia, por ora

Foto: Carolina Antunes/ PR
Durante reunião realizada por videoconferência com nove governadores do Nordeste, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, sugeriu que os estados permitissem o remanejamento de respiradores para atender aos locais com maior necessidade na região.
Com dificuldades para conseguir os aparelhos e sem uma promessa concreta sobre o fornecimento desses utensílios pelo governo federal, os gestores nordestinos consideraram a proposta inviável neste momento.
Em seu primeiro contato com governadores desde que assumiu a gestão do Ministério da Saúde, Nelson Teich pediu uma explicação sobre a realidade de cada estado no enfrentamento ao coronavírus.
Entre os assuntos discutidos, também foram mencionados a falta de equipamentos de proteção individual e a demora na habilitação de leitos pelo ministério. Esse último processo garante o repasse de recursos para manter as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o titular da Saúde passou a maior parte do tempo calado ouvindo os governadores. “Nós colocamos alguns pontos principais. Compromissos para credenciar os leitos, a necessidade de insumos, respiradores, testes e a questão da validação provisória de profissionais que estão no Brasil (sem o Revalida). Mas ele não deu resposta. Ficou de fazer isso na quinta-feira”, pontuou Rui.