Ministro das Comunicações vai à Apple pedir atualização do iPhone para 5G
Prazo para que todas as capitais tenham o 5G em funcionamento é 29 de setembro

Foto: Reprodução/ Cleverson Oliveira/Mcom
Uma comitiva do governo brasileiro, em missão aos Estados Unidos, para cobrar da Apple uma atualização no iOS dos aparelhos iPhones 13, é liderada nesta terça-feira (2), por Fábio Faria, ministro das Comunicações (MCom).
A intensão de Faria é que a empresa torne possível aos aparelhos funcionarem na rede “5G pura” — a versão standalone (SA), que oferece maior velocidade e menor tempo de resposta na conexão. O prazo para que todas as capitais tenham o 5G em funcionamento no Brasil é 29 de setembro.
Contudo, ainda que atendido, o resultado do pedido deve ser pífio já que o iPhone representa menos de 10% dos 242 milhões de celulares do país. No caso do Android, que tem uma fatia acima de 90% do mercado brasileiro, o Google deixa a ativação do 5G (SA) a critério de cada fabricante dos aparelhos.