Ministro das Relações Exteriores afirma que Lula se predispôs a atuar como mediador entre EUA e a Venezuela
A proposta foi feita durante o encontro dos presidentes do Brasil e dos EUA na Malásia.

Foto: Encontro entre o presidente Lula e Donald Trump na Malásia. Créditos: Ricardo Stuckert/PR
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou neste domingo (26) que Lula se predispôs a agir como interlocutor para a construção de soluções diplomáticas entre os EUA e a Venezuela. A proposta foi feita durante a reunião com Donald Trump, presidente do país norte-americano, na capital da Malásia, Kuala Lumpur.
"O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, disse.
A tensão entre os EUA e a Venezuela tem escalado nos últimos meses. Enquanto o governo de Trump já realizou o envio de tropas terrestres e porta-aviões para o Caribe, bem como bombardeou embarcações sob a justificativa de estar atuando contra o tráfico de drogas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a movimentação, afirmou que se trata de uma tentativa de tirá-lo do poder e chegou a convocar venezuelanos para treinamento militar.
LEIA TAMBÉM:
- Tarifas podem ser negociadas muito rapidamente, diz Trump sobre reunião com Lula
-
“Eu trabalho com otimismo”, diz Luiz Inácio Lula da Silva sobre encontro com Donald Trump
-
Governo Donald Trump prepara ações na Venezuela que podem levar à queda de Nicolás Maduro
-
EUA X Venezuela: Nicolás Maduro anuncia treinamento da população de comunidades por militares


