Ministro do STF, pede retirada imediata de garimpeiros na terra Yanomami

Na última semana, duas crianças morreram afogadas durante um ataque de garimpeiros, e indígenas da comunidade Palimiú foram atacados com tiros e bombas de gás

[Ministro do STF, pede retirada imediata de garimpeiros na terra Yanomami]

FOTO: Reprodução G1

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao governo federal a adoção imediata de providências visando à proteção dos indígenas que habitam as Terras Indígenas Yanomami, em Roraima, e Munduruku, no Pará, devido ataques de garimpeiros ilegais. 

A retirada dos invasores foi determinada em liminar pelo ministro Barroso, que pediu ao governo federal a proibição de divulgação de informações que possam comprometer o sigilo das operações, estabeleceu a participação de um representante da Procuradoria-Geral da República (PGR) para acompanhar a operação e a apresentação de um relatório sobre a situação das terras indígenas e da operação realizada.

"Entendo suficientemente demonstrados os indícios de ameaça à vida, à saúde e à segurança das comunidades localizadas na TI Yanomami e na TI Mundurucu. Tais indícios se expressam na vulnerabilidade de saúde de tais povos, agravada pela presença de invasores, pelo contágio por Covid-19 que eles geram e pelos atos de violência que praticam", disse Barroso.

Na última semana, duas crianças morreram afogadas durante um ataque de garimpeiros, e indígenas da comunidade Palimiú foram atacados com tiros e bombas de gás. 

Devido a  violações de direitos envolvendo as terras indígenas, foi feito o pedido de extrusão de invasores no STF. A Justiça Federal determinou que tropas permaneçam no local, mas a Polícia Federal e o Exército só visitaram o local e foram embora.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[O que é pansexual? Ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual! ]

O ex-militar Lucas Souza falou abertamente sobre sua sexualidade e se definiu como pansexual

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!