Ministro do Turismo nomeia blogueira para cargo da Funarte
Monique Baptista já foi nomeada para a coordenação técnica do Iphan, mas teve a nomeação suspensa

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, nomeou nesta segunda-feira (10), uma blogueira de turismo para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Agora, Monique Baptista Aguiar passou a exercer o cargo de coordenadora de Projetos Especiais, da Diretoria-Executiva da Funarte. A nova nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
Anteriormente, em abril, a blogueira já tinha sido nomeada para um cargo de coordenação técnica no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Estado do Rio de Janeiro (Iphan), mas teve a nomeação suspensa cerca de dois meses depois. Segundo o colunista Guilherme Amado, da Revista Época, a Controladoria Geral da União (CGU) disse que a blogueira não tinha qualificação para o cargo no Iphan. A defesa de Monique nega e diz que ela era qualificada.
Dona do blog “Com olhar turístico”, nas redes sociais a blogueira dá dicas de passeios, cultura, gastronomia, entre outros assuntos. Segundo o Ministério do Turismo, a blogueira “cumpre os requisitos estabelecidos por lei para assumir a função e, portanto, está apta a assumir o cargo”. Ainda de acordo com a pasta, uma das exigências é a realização de cursos de capacitação em escolas do governo em áreas relacionadas ao cargo ou à função.