Ministro israelense posta montagem de Lula como 'marionete' do Irã: 'Antissemita e apoiador do Hamas'
Criticas foram feitas após o presidente brasileiro retirar o Brasil da Aliança Internacional de Memória do Holocausto

Foto: Reprodução/X
O ministro da Defesa de israelense, Israel Katz, publicou nas redes sociais, nesta terça-feira (26), uma montagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como marionete do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. Na legenda, ele critica o brasileiro como suposto "antissemita" por retirar o Brasil da Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA), um organismo originalmente criado para combater o preconceito contra judeus.
“(Lula) revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA – o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel - colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel", escreveu em um post no X [antigo Twitter].
"Vergonha para o maravilhoso povo brasileiro e para os muitos amigos de Israel no Brasil que este seja o seu presidente. Dias melhores ainda virão para a relação entre nossos países", finalizou o post.
Em outra ocasião, quando era ministro das Relações Exteriores, Katz já havia declarado Lula persona non grata, devido uma fala em que comparou o sofrimento palestino as ações militares de Israel com o extermínio de judeus no Holocausto.
O post de Katz foi feito depois do Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciar que vai rebaixar as relações com o Brasil em resposta à decisão do Itamaraty de não responder à indicação de um novo embaixador do país em Brasília.
Veja postagem na íntegra:
Quando o presidente do Brasil, Lula @LulaOficial, desrespeitou a memória do Holocausto durante meu mandato como Ministro das Relações Exteriores, declarei-o persona non grata em Israel até que pedisse desculpas.
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) August 26, 2025
Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e… pic.twitter.com/O0rzmTYqPA