Trump demite Lisa Cook do BC americano e diretora se recusa a deixar cargo: "Não tem autoridade"
Lisa Cook foi a primeira mulher negra a ser indicada ao Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed); decisão de Trump é inédita

Foto: Divulgação/Casa Branca | Reprodução/Redes Sociais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu na segunda-feira (25) Lisa Cook, diretora do conselho de governadores do Federal Reserve (Fed) e a primeira mulher negra indicada para a instituição. No entanto, Cook se recusa a deixar o cargo.
A medida inédita é vista como uma nova escalada dos ataques de Trump à independência do banco central norte-americano.
Na noite de segunda, em uma declaração divulgada na noite de ontem pelo seu advogado, Cook afirmou que "não há motivo legal" para que Trump a demita e que não vai renunciar. O mandato dela encerra em 2038.
“O presidente Trump alegou que me demitiria 'por justa causa' quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazer. Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, disse.
Por outro lado, Trump afirma que a medida tem efeito imediato. Para afastar Lisa Cook, o republicano recorreu a um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que permite a demissão de membros do conselho "por justa causa".
Cook foi acusada de fraude hipotecária por declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento. O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.
“A Lei do Federal Reserve prevê que você pode ser destituída, a meu critério, por justa causa. Determinei que há justa causa para destituí-la do cargo”, escreveu Trump no Truth Social, ainda na segunda-feira.
Quem é Lisa Cook
Primeira mulher negra indicada para o conselho do Fed, Lisa Cook foi escolhida pelo presidente democrata Joe Biden. Ela já integrou o Conselho de Assessores Econômicos do presidente Barack Obama e atuou no Departamento do Tesouro dos EUA.
Como uma das sete integrantes do Conselho de Governadores, teve participação direta nas decisões sobre a taxa de juros americana. Nos últimos meses, posicionou-se pela manutenção dos juros, adotando uma postura cautelosa diante das pressões inflacionárias e da busca por estabilidade.
Cook carrega cicatrizes provocadas pelo racismo, pois foi atacada quando criança enquanto tentava ingressar em escolas segregadas no estado da Geórgia.
Lisa é pesquisadora e concentrou seu trabalho em como a discriminação afeta a economia americana e as recessões provocam mais danos aos pobres.