Mitsubishi Katana R é apresentada e vai dar origem a nova categoria em 2027
Picape já está em pré venda e vai dar origem a uma categoria nova na Mitsubishi Cup

A Mitsubishi Motors revelou no último fim de semana, durante a grande final da temporada 2025 da Mitsubishi Cup, seu novo veículo de competição: a Triton Katana R. Desenvolvida em parceria com a Mitsubishi Spinelli Racing, a picape estreia como o mais recente projeto de alto desempenho da marca e já inspira a criação de uma nova categoria monomarca no campeonato.
O Farol da Bahia esteve presente no anúncio que mostrou a picape às equipes presentes no Autódromo Velocitta, no interior de São Paulo, palco da última etapa do ano, que reuniu mais de 70 carros no grid, número considerado recorde recente para a competição.
Sobre a picape
Produzida na fábrica da HPE Automotores, em Catalão (GO), a Katana R passa por uma preparação completa para competir em ambientes extremos, característica essencial das provas de rally raid. Suspensão reforçada, ajustes estruturais e calibração específica fazem parte das modificações realizadas para suportar ritmo intenso em alta velocidade. Vale lembrar que as picapes de competição são produzidas dentro da fábrica de Catalão e não são preparadas por empresas externas.
Segundo Guiga Spinelli, idealizador da Mitsubishi Cup e piloto da Mitsubishi Spinelli Racing, o novo modelo amplia o potencial esportivo do campeonato.
“Há mais de 25 anos, a Mitsubishi Cup reúne centenas de apaixonados por rallies. Agora, a Triton Katana R chega para somar ainda mais carros no grid do maior rally raid monomarca das Américas”, destacou.
Nova categoria
A chegada da picape também dá origem à nova Katana R Cup, categoria dedicada ao modelo e que estreia em 2027, inicialmente com expectativa de dez carros no grid. A Triton Katana R já está em pré-venda, e mais detalhes técnicos devem ser divulgados pela Mitsubishi ao longo de 2026.


