Moda brasileira entra na onda sustentável: Colcci lança coleção eco

[Moda brasileira entra na onda sustentável: Colcci lança coleção eco ]

FOTO: Colcci Divulgação

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, ficando atrás apenas do setor petroleiro. Não é à toa, afinal, um dos tecidos mais utilizados do mundo, o poliéster, é feito à base de petróleo, o que requer cerca de 70 milhões de barris todos os anos.  

Além disso, muito pouco de toda a roupa produzida é reciclada. Embora os principais materiais têxteis do mundo, o algodão e o poliéster, sejam recicláveis, a maneira como é feita a produção acaba dificultando ou inviabilizando o processo. Por exemplo, a maioria das roupas é fabricada a partir de uma mescla de fibras, o que acaba tornando a reciclagem do tecido quase impossível.  

Diante das recentes cobranças dos consumidores por melhorias na cadeia produtiva da moda, diversas marcas estão buscando se adaptar ao novo mercado que se cria. Uma delas é a brasileira Colcci, que está investindo na linha Eco Soul. As peças dessa coleção são desenvolvidas com tecidos oriundos do descarte da indústria, ou seja, sobras de fios são desfibrados e fiados novamente, formando um material reciclado.  

A marca já vem apostando na coleção Eco desde o início do ano, focando principalmente em jeans, e agora, lança também alguns modelos de t-shirts. A sustentabilidade está envolvida também no processo de tingimento e lavagem das peças, gerando uma grande economia de água.  

Apesar dos diversos pontos positivos, as peças são produzidas com mesclas de linho e algodão, que, embora sejam fibras de origem natural, terão sua reciclagem dificultada por não possuírem as mesmas propriedades. De todo modo, é de se comemorar que a moda brasileira esteja empenhada em transformar a cadeia para melhor, agregando valores de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!