Modelo esportivo está ameaçado por "abordagem voltada para lucro", diz COI

Bach fez referência velada à criação da Superliga

[Modelo esportivo está ameaçado por

FOTO: Reuters

O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse na última terça-feira (20), durante congresso da Uefa em Montreux, na Suíça, que a estrutura existente do esporte europeu está ameaçada por interesses individuais e puro comercialismo. Na ocasião, o presidente do COI, Thomas Bach, fez uma referência velada à Superliga europeia. "A própria existência do modelo esportivo europeu está ameaçada. Ele está sendo desafiado por uma abordagem puramente orientada para o lucro que ignora os valores sociais dos esportes e as necessidades reais no mundo pós-coronavírus", disse o presidente do COI.

Doze dos principais clubes da Europa lançaram a Superliga dissidente no último domingo (18). Ainda na decisão, Bach disse que o atual modelo existente permite que os clubes esportivos operem em todos os níveis, com as receitas das competições da elite alcançando os clubes amadores. "Esse modelo desportivo europeu está ameaçado, porque a missão social das organizações desportivas está perdendo espaço para os objetivos puramente orientados ao lucro dos fornecedores e investidores desportivos comerciais", disse.

Os clubes dissidentes, seis da Premier League da Inglaterra e três da Espanha e da Itália, terão vagas garantidas na nova competição, ao contrário da Liga dos Campeões, que exige que as equipes se classifiquem por meio de suas ligas nacionais. O banco de investimentos norte-americano JP Morgan está financiando a nova liga, fornecendo um subsídio de 3,5 bilhões de euros (4,2 bilhões de dólares) aos clubes fundadores para gastar em infraestrutura e recuperação do impacto da pandemia.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, descreveu o plano da Superliga como uma "cuspida na cara" de todos os amantes do futebol e pediu que os clubes e jogadores que nela vão competir fossem banidos de todas as competições da Uefa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!