Monsenhor brasileiro conduz coral na 1ª missa do novo papa Leão XIV
Marcos Pavan foi o responsável pelos cânticos da primeira missa do novo papa, que aconteceu na Capela Sistina

Foto: Reprodução
Monsenhor Marcos Pavan, brasileiro que é natural de São Paulo, foi o maestro que conduziu o Coro da Capela Sistina, no Vaticano, da primeira missa do papa Leão XIV, celebrada nesta sexta-feira (9). Estavam presentes na missa todos os cardeais que participaram do conclave que escolheu o novo papa.
O maestro ainda foi o responsável conduzir os cântico no decorrer do rito de despedida do papa Francisco, que morreu em abril de 2025. Pavan está no Vaticano desde de 2020, como maestro-diretor do coro oficial, nomeado pelo então papa Francisco. Porém, ele já estava de forma interina cargo desde 2019, depois que o antigo diretor, Massimo Palombella, deixou a função. Atualmente, ele está à frente de um grupo com quase 20 cantores profissionais adultos e uma seção infantil de 35 meninos, conhecidos como os Pueri Cantores.
Marcos Pavan estudou em São Paulo e Nova York a técnica vocal e o canto gregoriano e já passou pelo Coro Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Além disso, já foi pároco na Diocese do Campo Limpo, também em São Paulo.