/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Monumento do Cristo Redentor é o segundo colocado nacional em número de visitantes, diz Instituto Chico Mendes

Notícias
Brasil

Monumento do Cristo Redentor é o segundo colocado nacional em número de visitantes, diz Instituto Chico Mendes

O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo

Por Da Redação
Monumento do Cristo Redentor é o segundo colocado nacional em número de visitantes, diz Instituto Chico Mendes
Foto: Globo Repórter

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é o segundo colocado nacional em número de visitantes, de acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio). De braços abertos sobre a Baía de Guanabara, que há quase 90 anos faz com que milhares de pessoas subam 710 metros acima do nível do mar para visitá-lo, ele foi eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. 

Como o acesso pode ser feito tanto pelas vans Paineiras/Corcovado quanto pelo Trem do Corcovado, há discordâncias sobre o número recorde de visitantes. Segundo o Trem do Corcovado, em 2019, cerca de 2,45 milhões de pessoas subiram ao Cristo pelo trenzinho, superando o recorde de 2 milhões de visitantes registrados pelo ICMBio, em 2013.

Já o serviço de vans Paineiras/Corcovado informou que, antes da pandemia, a média de visitantes que saíam do Largo do Machado, em Laranjeiras, e de Copacabana em direção ao Cristo era de 7.200 pessoas/dia. O recorde de visitantes que usaram as vans para chegar ao monumento foi de 1,4 milhão, em 2015.

O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. A maior de todas é a do Cristo Rei, da Polônia, que com o pedestal chega a 52 metros de altura. A segunda maior é a escultura de Cristo de la Concordia, da Bolívia, com 40 metros no total.

O monumento tem a altura de um prédio de 13 andares. A estrutura de concreto armado foi erguida sobre quatro pilares unidos por vigas de 2,60 metros cada. E sustentam 12 lajes. Uma escadaria une os 12 platôs internos que levam a tampões nos braços e na cabeça da estátua.

A estátua foi construída no Brasil, com doações, que passaram de 500 contos de réis, recolhidas entre a população. A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso em Paris e vieram para o Brasil de navio. A cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, enquanto as mãos vieram em oito partes.

Na restauração de 2010, cem pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102