Moraes marca audiência com Cláudio Castro para governador explicar megaoperação no Rio de Janeiro
Castro deve explicar ponto a ponto a operação conforme pedido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH)

Foto: Bruno Peres/Tomaz Silva | Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobra explicações do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), acerca da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha que aconteceram na terça-feira (29). De acordo com o governo estadual, ao menos 121 pessoas morreram durante a ação, classificada como a mais letal da história do estado.
Castro deve explicar ponto a ponto a operação conforme pedido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). Com esse intuito, Moraes marcou audiência para o dia 3 de novembro, com horários definidos para o governador, integrantes da polícia e outros envolvidos na operação. O ministro será o responsável pela condução.
A decisão de Moraes se dá no âmbito da chamada “ADPF das Favelas”, sobre a letalidade policial no Rio de Janeiro, que tramita no STF. Ela estava sob a relatoria de Luís Roberto Barroso desde setembro, quando Edson Fachin assumiu a presidência do STF. Com a aposentadoria de Barroso e sem um novo ministro, a ação ficou sem relator.
Como não tinha revisor, ela foi deslocada para a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, que atuará no caso até que o próximo ministro entre no lugar de Barroso.


