Morre aos 90 anos de câncer, Michael Collins, astronauta pioneiro da missão Apollo 11
A morte do astronauta foi confirmada em um comunicado emitido pela família nas redes sociais

Foto: Reprodução/ Nasa
Morreu aos 90 anos, nesta quarta-feira (28), vítima de câncer, o astronauta americano Michael Collins, membro da primeira missão tripulada à Lua, Apollo 11. A morte do astronauta foi confirmada em um comunicado emitido pela família nas redes sociais. "Mike sempre enfrentou os desafios da vida com graça e humildade, e enfrentou este, seu desafio final, da mesma maneira".
Family Statement on Passing of Astronaut Michael Collins pic.twitter.com/6OAw7CzFaz
— Michael Collins (@AstroMCollins) April 28, 2021
Piloto do módulo de comando, sua função foi permanecer em órbita enquanto seus companheiros Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros homens a andar na Lua, em 20 de julho de 1969. A missão completa durou de 16 a 24 de julho daquele ano.
Em comunicado, o administrador interino da Nasa, Steve Jurczyk, declarou que a nação perdeu um pioneiro. "Hoje, a nação perdeu um verdadeiro pioneiro e defensor da exploração do astronauta Michael Collins. Como piloto do módulo de comando sa Apollo 11 —alguns o chamavam de "o homem mais solitário da história"— enquanto seus colegas caminhavam na Lua pela primeira vez, ele ajudou nossa nação a alcançar um marco definidor. Ele também se destacou no Programa Gemini e como piloto da Força Aérea".
Buzz Aldrin, último membro ainda vivo da Apollo 11, também prestou suas homenagens em mensagem pelo Twitter. "Meu caro Mike, onde quer que você tenha ido, você sempre terá a chama para nos transportar com habilidade a novos céus e ao futuro. Sentiremos sua falta. Descanse em paz".
Dear Mike,
— Dr. Buzz Aldrin (@TheRealBuzz) April 28, 2021
Wherever you have been or will be, you will always have the Fire to Carry us deftly to new heights and to the future. We will miss you. May you Rest In Peace. #Apollo11 pic.twitter.com/q4sJjFdvf8
Apesar de sua idade, Collins foi, nos últimos anos, o mais ativo dos veteranos da missão Apollo 11 e aquele que mais poeticamente evocou suas memórias da aventura lunar.